Logotipo do Museu do Imigrante

Sala de Ofícios - 02/09 - Por Museu do Imigrante

Máquina fotográfica analógica, da marca Riber, modelo Lys, fabricada pela empresa Ro-To

Máquina fotográfica do tipo caixote, em baquelite de cor preta.

A parte traseira possui no canto inferior esquerdo uma lente circular avermelhada, por onde é possível visualizar os fotogramas no filme.

A parte frontal é em baquelite no entorno e com uma placa de metal prateado ao centro. Na placa há os seguintes componentes:

-Acima, há duas lentes circulares, que servem para o enquadramento. Logo abaixo delas, há uma pequena alavanca de metal prateada, que pode ser movida do número 16 ao 11. Por ali é possível controlar a entrada de luz, sendo que o 11 permite maior abertura e o 16 menor.

-Ao centro da placa há uma lente circular em maior tamanho, o obturador.

-Abaixo, há as inscrições, todas em letra preta: “Riber”, em fonte cursiva; “RO-TO”, em letra de fôrma; “Lys”, em fonte cursiva.

-Abaixo, centralizada, há outra pequena alavanca de metal prateada, que pode ser movida da letra P ao número 1.

Em uma das laterais da máquina há uma rosca, na cor preta, para avançar o filme. Nessa parte também há um visor retangular, para a visualização, por parte do fotógrafo, em fotografias horizontais. Também há uma pequena alavanca para acionar o obturador.

Em ambas as laterais há 2 botões pequenos para regulagens (não foram encontradas as funções dessas regulagens).

A parte de cima da máquina possui um visor retangular para a visualização, por parte do fotógrafo, em fotos verticais. Também possui uma argola em metal prateado em uma extremidade e um parafuso com resquícios de couro, na outra extremidade. Da argola ao parafuso, originalmente, estava presa uma alça de couro preto, para colocação da mão.

Comprimento: 10,3 cm
Largura: 8 cm
Altura: 10cm

Peso:310g aprox.
Máquina fotográfica analógica, da marca Riber, modelo Lys, fabricada pela empresa Ro-To. A empresa, sediada em Turim, Itália, pertencia a Giovanni Ropolo, tendo produzido por alguns anos máquinas fotográficas, pequenos projetores e também acessórios.

O modelo em questão foi produzido por volta de 1950 e esteve nos catálogos da empresa até 1952, sendo considerado pelos colecionadores como de raridade incomum.

A câmera funciona com rolo de 120; o tamanho do negativo é de 6x9cm; possui dois diafragmas (16 e 11); foco fixo a partir de 3 metros;
lente com comprimento focal não especificado; brilho 1:11; obturador do tipo guilhotina, com tempo e lâmpada não especificados, sem proteção contra dupla exposição e visor duplo reflexivo para fotografia vertical e horizontal.



bencinistory.altervista.org/002B%20fotocamere%2047/02H9%20Roto%20LYS.html

www.dewitcameras.com/product/riber-lys-camera-roto-1946/?lang=en

bencinistory.altervista.org/002B%20fotocamere%2047/02Hb%20ROTO%20cata%2050.html

Confira as imagens abaixo

  • frente da máquina fotográfica analógica
  • frente da máquina fotográfica analógica
  • frente da máquina fotográfica analógica

Explore mais

  • Penico

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. penico branco
  • Berço

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. berço de madeira com roupas de cama branca ao lado de uma cama de casal de madeira com roupas de cama brancas