Logotipo do Museu do Imigrante

Anteriores - 10/08 - Por Museu do Imigrante

A exposição Bento em Aquarela ficará disponível até dia 11 de setembro

A Exposição Bento em Aquarela é uma homenagem de quem nasceu e se criou na cidade de Bento Gonçalves e busca retratar através de pinturas em aquarela alguns pontos turísticos, além de resgatar um pouco do interior do município, o trabalho no campo, o que moldou a cultura da capital do vinho.

A escolha da técnica de aquarela se deve a leveza e a simplicidade com que ela é trabalhada: papel, tinta e água. A processo de uma aquarela sempre deixa uma textura diferente, a fusão das cores e a forma como a água atua sobre o papel remetem ao exato momento no qual ela é feita.

A ideia de transformar as pinturas em cartões postais vem desta mesma simplicidade, assim como uma aquarela é sempre diferente, o cartão postal sempre vai representar um sentimento diferente de pessoa para pessoa, seja ao enviar para uma pessoa querida, a mensagem que traz consigo ou mesmo quem guarda de recordação.

O Projeto Bento em Aquarela foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), e executado em 2020. Foram produzidas 20 obras para exposição, destas, pelo menos 10 foram feitas em formato de cartões- postais com imagens de pontos turísticos de Bento Gonçalves.

Texto:
Geison Ranzi
Artista e Produtor Cultural

Confira as imagens abaixo

  • folha com pintura de tinta e um pincel

Explore mais

  • Exposição Laços Patrimoniais: Construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves

    Em cartaz

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. Fotografia de pessoas circulando em espaço de exposição. Em destaque, projeção de vídeo com entrevista na parede.
  • Poeira das Memórias

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. quadro com foto antiga de um militar