Logotipo do Museu do Imigrante

Anteriores - 10/08 - Por Museu do Imigrante

A exposição Bento em Aquarela ficará disponível até dia 11 de setembro

A Exposição Bento em Aquarela é uma homenagem de quem nasceu e se criou na cidade de Bento Gonçalves e busca retratar através de pinturas em aquarela alguns pontos turísticos, além de resgatar um pouco do interior do município, o trabalho no campo, o que moldou a cultura da capital do vinho.

A escolha da técnica de aquarela se deve a leveza e a simplicidade com que ela é trabalhada: papel, tinta e água. A processo de uma aquarela sempre deixa uma textura diferente, a fusão das cores e a forma como a água atua sobre o papel remetem ao exato momento no qual ela é feita.

A ideia de transformar as pinturas em cartões postais vem desta mesma simplicidade, assim como uma aquarela é sempre diferente, o cartão postal sempre vai representar um sentimento diferente de pessoa para pessoa, seja ao enviar para uma pessoa querida, a mensagem que traz consigo ou mesmo quem guarda de recordação.

O Projeto Bento em Aquarela foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), e executado em 2020. Foram produzidas 20 obras para exposição, destas, pelo menos 10 foram feitas em formato de cartões- postais com imagens de pontos turísticos de Bento Gonçalves.

Texto:
Geison Ranzi
Artista e Produtor Cultural

Confira as imagens abaixo

  • folha com pintura de tinta e um pincel

Explore mais

  • O silêncio da alma

    Em cartaz

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. IMG_1466
  • Arte, Intersecções, Sustentabilidade

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. 392872498_7543575769015422_8579234932295358097_n