Logotipo do Museu do Imigrante

Anteriores - 04/05 - Por Museu do Imigrante

A exposição é resultado do projeto cultural Quebrada Virou Postal.

A proposta impulsionou a criação de imagens-representações sobre as identidades e memórias de Bento Gonçalves através do graffitis.
Trechos desse processo criativo foi registrado pelas lentes engajadas da fotógrafa Bruna Ferreira. Algumas dessas as imagens estão aqui expostas e também marcam presença nos cartões postais, que serão distribuídos gratuitamente para todo o Estado.
O idealizador do projeto é o produtor cultural, Pedro Ramon Festa.

A ação registrou outros ângulos e outras imagens de uma Bento Gonçalves contemporânea e que cada vez mais acolhe e vê crescer a cena da Cultura Hip Hop e da Cultura Urbana.

Apostando na diversidade cultural da cidade, que cada vez mais acolhe grupos cuja origem vai além do registro do imigrante italiano, o Quebrada Virou Postal expressa a relação dos moradores de Bento Gonçalves com a arte urbana e os graffitis.
A grafitagem contou com 16 artistas da Serra Gaúcha, respeitando equidade de raça, gênero, orientação sexual e Região Funcional do Estado. São eles: Shap, Moskito, Veyz, Chimia, Lisi, Marcinha, Olhos, Agape, Flop, Cherry, Hydes11, Digo AVU, Reis, Wesot, Vent e Andrigo Martins.

Enquanto os graffitis foram surgindo e colorindo o bairro, a fotógrafa Bruna Ferreira captou 10 imagens da comunidade local recebendo e percebendo o encontro e a mudança estética do bairro.
Dez dessas imagens foram reproduzidas em 10 telas e 10 cartões postais, onde constarão frases e trechos de músicas de artistas locais que descrevem o bairro e um pouco de sua memória a partir dos relatos dos moradores. A iniciativa também foca o fortalecimento da autoestima da comunidade.
Além da forte presença nos bairros de Bento Gonçalves, a previsão é de que as telas sejam expostas também Galeria de Arte da Faculdade Serra Gaúcha, em Caxias do Sul.

Já os cartões serão distribuídos em espaços culturais, bibliotecas, universidades e escolas do Rio Grande do Sul. Todo material irá conter descrição em braile, favorecendo à inclusão desse público na fruição desses objetos artísticos e culturais. O projeto também prevê a criação de material didático sobre a arte graffiti para distribuir nas escolas públicas da cidade.
O projeto possui financiamento FAC Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

A exposição fica disponível para visitação no Museu do Imigrante até dia 13 de maio de 2023.

Confira as imagens abaixo

  • WhatsApp Image 2023-05-02 at 08.59.23

Explore mais

  • O silêncio da alma

    Em cartaz

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. IMG_1466
  • Arte, Intersecções, Sustentabilidade

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. 392872498_7543575769015422_8579234932295358097_n