Logotipo do Museu do Imigrante

Salas das Gaitas - 02/09 - Por Museu do Imigrante

Gaita apianada/pianada, datada de 1935, da marca Luiz M. Todeschini.

As caixas que compõem a estrutura são em madeira, pintadas na cor branca. Possuem ornamentos florais, entalhados nas laterais e frontalmente, e pintados na cor “goiaba” e cinza.

O acordeon possui duas correias maiores em couro preto, com fivelas prateadas, para acomodação do instrumento ao corpo e duas menores que funcionam como travas de fole.

A parte superior corresponde ao piano (comumente tocado pela mão direita), composto por teclas brancas e pretas. As teclas são compostas de madeira, revestidas por material similar a um plástico. Em algumas teclas o revestimento está se soltando e uma delas não o possui por inteiro.

As teclas são interligadas às sapatilhas, mas no instrumento em questão, as sapatilhas encontram-se escondidas sob uma malha de metal fina. Sobre essa malha há um conjunto de ornamentos vazados, em metal prateado. A malha apresenta oxidação em alguns pontos.

No meio do instrumento está o fole. Ele possui 17 dobras, parte interna na cor vermelha, e acabamento em tecido, nas cores preta e branca. Possui cantoneiras em metal prateado. Provavelmente, o fole é composto por um tipo de papel de maior gramatura (possivelmente papelão).

Na parte inferior estão os baixos (comumente tocados pela mão esquerda). São 6 carreiras de 25 baixos, na cor branca, fixos por parafusos em uma superfície de metal, somando 150 baixos.

Frontalmente, acima do fole, estão três letreiros, entalhados na madeira, e pintados com efeito madrepérola. São eles:

- “Luiz. M. Todeschini”, está ao centro, rodeado por ornamentos; à sua direita está “Bento Gonçalves”, com palavras dispostas em formato de arco; e à sua esquerda está “R.G. do Sul (Brasil)”, com palavras dispostas em formato de arco.

Abaixo do fole está o letreiro “Primo Volpini” (provavelmente se refere a quem encomendou o instrumento).

Na parte traseira, a caixa do instrumento está na cor natural da madeira.

A parte de baixo do instrumento é toda vazada em formatos diversos. Possui uma correia de mão em couro, na cor preta. Ao lado direito há um botão na cor branca, denominado torniquete, usado para esvaziar o fole rapidamente enquanto o instrumento é tocado.

O instrumento possui 4 pés circulares para seu apoio, que consistem em um material similar à um silicone, presos por parafusos.

Comprimento: 52,4 cm
Largura: 19cm
Altura: 41,9 cm
O instrumento em questão trata-se de uma gaita apianada/pianada, datada de 1935, da marca Luiz M. Todeschini.

Luiz M. Todeschini, nascido em Alfredo Chaves (atual Veranópolis), se mudou com a família para a Linha 15 da Graciema, pertencente a Bento Gonçalves. Lá, desde os 13 anos, trabalhava na oficina de Luigi Somenzi, seu vizinho, onde fazia a manutenção de jóias, motores, relógios, e posteriormente, dos acordeons.

Quando Luigi faleceu, Luiz assumiu os negócios, dividindo os lucros com a viúva. Em 1931, Luiz comprou a empresa e a transferiu para a sede de Bento Gonçalves, fundando a “Grande Fábrica de Instrumentos Musicais a Foles de Luiz M.Todeschini". A fábrica se expandiu tornando-se a Todeschini S/A, que chegou a ser a maior produtora de acordeões da América Latina, com produção mensal de até 1.500 instrumentos, exportação para Estados Unidos e países latinos, além de agregar a produção dos harmônios.

No final da década de 1960, as vendas decrescem devido à chegada de instrumentos elétricos no mercado nacional. Em 1971 a empresa sofreu um incêndio e encerrou a produção de gaitas, consolidando-se a partir daí no mercado moveleiro.

Confira as imagens abaixo

  • Acordeão Todeschini
  • Acordeão Todeschini
  • Acordeão Todeschini

Explore mais

  • Penico

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. penico branco
  • Berço

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. berço de madeira com roupas de cama branca ao lado de uma cama de casal de madeira com roupas de cama brancas