Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Terça-feira a Sexta-feira
às / sem fechar ao meio dia
Sábado
às / às
A exposição é resultado do Projeto "Arte para cego ver" contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves de 2021. Devido ao período pandêmico, no período, o projeto ganhou uma versão online, agora, em 2024, a mostra ganha sua primeira exibição presencial no Museu do Imigrante. A exposição fica disponível para visitação até dia 30 de setembro de 2024. Sobre o projeto De que forma você enxerga a fotografia? Pensando em expandir o acesso da arte aos deficientes visuais, o fotógrafo Hélio Alexandre realizou o projeto “A Arte para Cego Ver”, contemplado em 2019 pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Bento Gonçalves. Inicialmente o projeto tinha por objetivo realizar uma exposição presencial foto-descritiva, mas com a pandemia, teve de ser modificado, sendo realizado no formato online. O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (15), acompanhado de um vídeo de aproximadamente 30 minutos, apresentando cada um dos artistas selecionados e suas obras, contendo a audiodescrição de cada uma delas. Em sua essência “A Arte para Cego Ver” trata da produção e exposição fotográfica retratando dez artistas locais e suas obras. Com o método de acessibilidade de foto-descrição, o projeto permite que deficientes visuais passem a conhecer alguns dos nomes de artistas locais e suas obras. O fotógrafo e idealizador do projeto, Hélio Alexandre, comentou sobre os desafios de realizar o projeto num período pandêmico. “Devido à Covid-19 as exposições presenciais foram adiadas, e foi então que resolvemos fazer no formato online, para gerar maior engajamento com o público e levar o conteúdo gerado por meio do projeto ao maior número de pessoas possível em uma exposição guiada através de vídeo”. O fotógrafo explica que “o projeto foi adaptado primeiramente com publicações no facebook com a foto descrição em texto na descrição das publicações para que os portadores de deficiência visual pudessem ter acesso a foto descrição pelos aplicativos leitores de telas e textos em seus smartfones e computadores”.
Acesse o linkMOSTRA, QUE CONTA COM 38 ARTISTAS DO RIO GRANDE DO SUL, FICA EM CARTAZ ATÉ 31 DE AGOSTO A curadoria é de Ana Zavadil que foi curadora-chefe do MARGS em 2013/14, e trouxe para Bento Gonçalves, em 2023, “Um olhar sob o passado” tendo uma proposta semelhante com a nova exposição. “As duas exposições têm o mesmo conceito, mas cada uma guarda seus aspectos, pois apresentam artistas e obras diferentes. O expectador é convidado a interagir com as obras que, misturadas ao acervo propõem um novo contexto para o mesmo”. Espalhadas pelo prédio, entre os objetos e peças, as obras provocam um processo diferente do usual. “É muito interessante criar a exposição colocando os objetos em lugares inimagináveis para que eles causem estranhamento e reflexões. Na sala destinada às exposições temporárias fica mais caracterizada como uma exposição, mas em meio ao acervo cria novos lugares para a arte”, afirma Ana Zavadil. A realização é do Museu do Imigrante e da Associação Amigos do Museu do Imigrante (AMI). Serviço O que: “À luz das memórias: O acervo como construção da narrativa poética”, com curadoria de Ana Zavadil Vernissage: 04 de julho, às 19h Período de visitação: de 05 de julho a 31 de agosto Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Acesse o link"O silêncio da alma", de Jane Maria, entra em cartaz a partir do dia 09 de abril A partir do dia 09 de abril, o Museu do Imigrante sedia a exposição artística “O silêncio da alma”, da artista plástica Jane Maria. Sua estreia foi no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em outubro de 2023, em Caxias do Sul, e são 14 telas produzidas em óleo sob tela que representam a figura feminina em diferentes situações do cotidiano, em silêncio.
Acesse aquiMostra é a culminância de projeto que revela talentos emergentes de adolescentes de Bento Gonçalves. Período de visitação é de 07 de março a 09 de abril.
Acesse aqui