Logotipo do Museu do Imigrante

Salas das Gaitas - 02/09 - Por Museu do Imigrante

Também é conhecida como melódica.

Funciona de modo parecido ao acordeão, pois quando a tecla é pressionada, permite a passagem de ar pela palheta a qual é interligada.

Escaleta na cor preta, com 20 teclas brancas (naturais) e 14 pretas (acidentadas).

Na parte traseira, em uma das extremidades, está o letreiro “Scaletta”, em fonte cursiva e alto relevo, na cor branca.

Em uma das laterais, possui uma cavidade para encaixe de boquilha (peça por onde o músico sopra ao tocar o instrumento, enquanto pressiona as teclas).

Na parte de baixo possui alça em borracha preta, com extremidades em metal dourado. O metal encontra-se oxidado.
Ainda embaixo, possui uma etiqueta.

A etiqueta é amarela, com a borda vermelha e possui formato retangular. O que ultrapassa os limites desse formato é um desenho de um acordeon, na cor preta e branca, que fica na parte central superior da etiqueta.
Ao centro há um círculo azul, onde consta, em fonte cursiva de cor branca, a marca do instrumento “Scala LTDA.” Abaixo é possível visualizar, na cor preta, "Indústria Brasileira”. A etiqueta está desintegrada, o que impede a visualização da sua parte inferior, entretanto, ainda é possível visualizar na cor vermelha “ BENTO GONÇALVES - R.S. DO SUL”. Há mais duas inscrições na parte superior, em cor preta, não identificadas.

O instrumento é encaixado com parafusos.

Comprimento:42,5cm
Largura:8,8 cm
Altura:4,4cm
Instrumento de sopro fabricado pela Cia. Industrial Scala.

Também é conhecida como melódica.

Funciona de modo parecido ao acordeão, pois quando a tecla é pressionada, permite a passagem de ar pela palheta a qual é interligada.

Segundo Da Cunha ( 2021):
“A empresa que produzia acordeões e escaletas em Bento Gonçalves, foi fundada em 1948 por Vitorio Gava e Sigsmundo Dytz, nomeada de Sociedade de Acordeões Scala Ltda. Em 1973 ocorre a mudança da razão social para Cia Acordeões Scala, onde além de gaitas e scalettas, iniciou uma produção no setor moveleiro. Seus produtos consistiam em estantes moduladas, poltronas, bares, mesas de centro e cadeiras.
Em 1973 novamente muda-se o nome para Cia Industrial Scala que investirá mais em móveis, abandonando a produção de acordeões.
Essa mudança de produção deriva-se da diminuição de consumo no setor de acordeões, já que nesta década surgem os instrumentos eletrônicos, que barateavam o valor desses produtos no mercado, além do que a cultura musical do país passava por transformações. Além do que, o setor moveleiro nessa década, no município, era o mais lucrativo e o que melhor se desenvolvia no mercado. Sendo que a partir de 1977 será classificada no setor moveleiro e não mais no de acordeões.
A fábrica da Scala, em dado momento, era dividida em duas partes: uma exclusivamente para fabricação de acordeões, enquanto outra era para o setor moveleiro.” (DA CUNHA, 2021)

Confira as imagens abaixo

  • escaleta
  • escaleta

Explore mais

  • Penico

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. penico branco
  • Berço

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. berço de madeira com roupas de cama branca ao lado de uma cama de casal de madeira com roupas de cama brancas