Logotipo do Museu do Imigrante

Cozinha - 02/09 - Por Museu do Imigrante

Máquina de fazer massa

Consiste em um banco de madeira, onde, em uma de suas extremidades está atrelada a máquina extrusora, em metal.

O banco é em madeira, encaixado com pregos. A madeira apresenta algumas manchas escuras, circulares, na parte superior.

A máquina possui uma manivela na cor vermelha, com as extremidades em madeira, para acomodação das mãos. A manivela é interligada a uma haste vertical (roscada).

A haste possui a cor original do metal. Na sua base há uma estrutura, com parafusos, que prende a máquina ao banco. Essa estrutura possui metal na cor vermelha e esverdeada
(o tom esverdeado é causado por pátina*).

Na parte voltada para o lado interno (onde a pessoa senta), a estrutura possui uma pequena estrela (provavelmente marca da máquina) em alto relevo.

Na parte inferior ao banco, é possível visualizar o cilindro, continuidade da haste. Ele é na cor natural do metal, com resquícios esverdeados, de pátina*.

*composto químico que se forma com o passar do tempo na superfície de alguns metais.

Comprimento: 84,3 cm
Largura banco:28,5 cm
Comprimento manivela :69,5cm
Altura banco: 62,2 cm
Comprimento máquina: 38cm
Máquina de fazer massa, conhecida no dialeto “Talian” como Bigolaro.

Funciona por meio da ação de uma pessoa sentada no banco, que gira a manivela. Consequentemente, a haste roscada acompanha o movimento e pressiona a massa do bigoli, presente no cilindro, contra a chapa (molde). A pressão faz com que a massa seja ejetada no formato do molde.


O bigolaro é uma máquina para produzir o bigoli, um tipo de massa italiana. A bigoli foi instituída, em 1571, na Itália, como alimento de uma festa em comemoração a uma vitória militar no norte daquele país. O bigolaro original era simples, rustico e aparentemente possuía apenas um moldador, provavelmente fixo.
Os imigrantes italianos difundiram no ocidente a técnica de elaborar massas e deu ao seu formato inúmeros nomes como fettuccini, talharim, argolinha, canelone, ravióli, espaghetti, penne, cappelletti, bigoli e outras, mundialmente conhecidos e apreciados. A bigoli é semelhante ao espaguete, porém mais grossa, amassada com as mãos e moldada no bigolaro.
Esta máquina forma um conjunto com um banquinho ou uma tábua para fixar na extremidade de uma mesa. O usuário sentado no banquinho é um elemento de peso de modo a manter a máquina fixa. Girando-se a haste horizontal, o parafuso pressiona a massa no cilindro para que a mesma seja ejetada, abaixo, no formato de acordo com o molde escolhido.
Produzida com parafuso e fixador em ferro forjado, com pontos de solda, haste de alumínio e moldadores em latão. Ainda se encontram aparelhos com essa finalidade à venda, muitos manuais, de diversos formatos e materiais, indicando que a elaboração de certos alimentos no lar ainda é bastante comum.

Fonte: Para saber mais:
it.wikipedia.org/wiki/Torchio_da_pasta

museudosilvio.com

Confira as imagens abaixo

  • banco de madeira com manivela para fazer massa acoplada ao bando

Explore mais

  • Penico

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. penico branco
  • Berço

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. berço de madeira com roupas de cama branca ao lado de uma cama de casal de madeira com roupas de cama brancas