Logotipo do Museu do Imigrante

Arte sacra - 02/09 - Por Museu do Imigrante

Altar de madeira com imagem da Nossa Senhora de Częstochowa

A imagem é retangular e impressa em tinta colorida. Está fixa ao altar por meio de uma fita colada no seu entorno.

A fita é de organza azul e transparece as manchas da cola.

A imagem consiste em Nossa Senhora segurando o Menino Jesus.

A Nossa Senhora possui um manto azul marinho, com bainha na cor ocre. Aparecem algumas partes internas do manto, na cor amarela. Sua pele é negra e sua face direita possui duas cicatrizes. Seus olhos são castanhos e direcionados fixamente para o espectador. Ela segura o menino Jesus no braço esquerdo, enquanto aponta para ele com a mão direita, configurando-se como um ícone do tipo “Hodegétria” (imagem na qual Nossa Senhora indica o Menino Jesus como o Caminho)

O menino possui cabelos curtos e escuros, pele negra e olha em direção à Nossa Senhora. Sua mão direita está na posição de benção (três dedos erguidos, unidos, indicando sinal da cruz) ao espectador, enquanto a mão esquerda segura as Sagradas Escrituras. Ele usa uma túnica branca com bainha na cor ocre.

Ambos possuem coroas em cor ocre, cravejadas com pedras azuis, douradas e prateadas. Também possuem halos no entorno das cabeças.

Os halos também são em cor ocre e rodeados por estrelas.

Na parte inferior da imagem, em letras pequenas, de cor escura, há as inscrições:

-MATKA BOSKA CZĘSTOCHOWA (traduzido do polonês como Nossa Senhora de Częstochowa);

- MATER |papel rasgado|TORIS (provavelmente seja “mater majestoris”, traduzido do latim como Mãe Majestosa);

- IMPRIMI PERMITTITUR. ORDINARIATUS EPISCOPALIS LIMBURGENSIS (traduzido do latim como Impressão permitida pela Ordem Episcopal Limburguesa).

O altar é adornado com rosas de papel crepom na cor branca, rosa e azul, colocadas na sua base.

A parte superior do altar possui três cruzes esculpidas.

O altar possui duas entradas frontais e duas traseiras para colocação de hastes horizontais, podendo ser usado como andor em procissões.


Altura:106cm
Comprimento: 78,2 cm
Largura:17cm


Também conhecida como Nossa Senhora do Monte Claro ou Madona Negra, é a padroeira da Polônia.

As lendas sobre sua origem divergem nos detalhes, mas remontam a uma pintura que teria sido feita por São Lucas sobre uma mesa de cedro, representando a Virgem Maria. Algumas das variações dizem que a própria Virgem Maria posou para o apóstolo enquanto contava para ele sobre a vida de Jesus Cristo; ou que ele fez o retrato após realizar visitas à Sagrada Família; ou então que ele fez a pintura na mesa da casa da própria Sagrada Família.

No século IV a pintura teria sido descoberta por Santa Helena em viagem à Jerusalém, que a deu de presente para seu filho Constantino o Grande.

Por volta do século X o ícone teria ido parar na cidade de Belz, na Rutênia. Para protegê-la de ataques de hordas pagãs, em 1382 o Duque de Opole, Ladislau, a confiou aos monges paulinos de Jasna Gora, onde foi posteriormente construído um Mosteiro.

De acordo com os registros do Mosteiro, em 1430, o espaço foi invadido por saqueadores, que vandalizaram a imagem, deixando cicatrizes no rosto e pescoço da Virgem. Foram realizadas tentativas de restauro mal sucedidas, a pintura inclusive foi refeita, mas decidiu-se por manter as marcas.

Ao longo de toda sua história milagres foram remetidos à santa, o que ocasionou na sua coroação em 1925, como Rainha da Polônia, pelo Papa Pio XI.

As teorias sobre o nome Madona Negra também divergem: a pintura original seria no tom oliva escuro; a pintura escureceu devido à fuligem de incêndios ou de velas queimadas; ou deve-se ao tom da madeira sobre a qual foi pintada.

A sua veneração no sul do Brasil foi trazida pelos imigrantes poloneses, que começaram a chegar ao Brasil entre os anos de 1886 e 1894.

web.archive.org/web/20080126124229/

www.ukraine-observer.com/articles/217/814

www.polamjournal.com/Library/APHistory/blackmadonna/blackmadonna.html

jasnagora.pl/en/about-sanctuary/miracolous-icon-of-our-lady/

www.redalyc.org/jatsRepo/1171/117144234006/html/index.html#:~:text=Entretanto%20segundo%2C%20Gluchowski%20(2005),n%C3%BAcleos%20em%20todo%20o%20Estado

Confira as imagens abaixo

  • Altar de madeira com imagem da Nossa Senhora de Częstochowa ao centro.

Explore mais

  • Penico

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. penico branco
  • Berço

    Quarto

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. berço de madeira com roupas de cama branca ao lado de uma cama de casal de madeira com roupas de cama brancas