Logotipo do Museu do Imigrante

Em cartaz - 19/05 - Por Museu do Imigrante

A vernissage é no Museu do Imigrante, às 19h. A mostra também conta com o podcast "Porão no Museu"

Integrando a programação da 20ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Imigrante promove nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, a vernissage da mostra “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”. A exposição é o resultado da pesquisa parcial da Sabrina De Lima Gressele.

O esporte como lazer e prática do convívio social está dentro do cotidiano brasileiro há muito tempo e faz parte da cultura do país. Dentro dessa perspectiva, campeonatos de futebol amador acontecem nas mais variadas regiões e cidades brasileiras.

Em Bento Gonçalves essa realidade se reflete no interior das memórias da cidade e dos moradores locais e a exposição promove a revisitação a essas lembranças, em um recorte de período em que o esporte estava no ápice na perspectiva de convívio social comunitário, com partidas de futebol que enchiam estádios no interior do município, com rivalidades sadias e com campeonatos que mobilizaram boa parte da população local.

“Cada comunidade tinha seu campo, sua estrutura, sua torcida organizada que faziam as rifas, jantares, contratavam os jogadores. É um sentimento que ia muito além do campo, dos dias dos campeonatos. Era e é uma força comunitária, de projeção daquela localidade”, ressalta Sabrina.

A museóloga Deise Formolo ressalta que a exposição vem preencher uma lacuna na pesquisa sobre o tema, pois “trata-se de uma pesquisa de extrema importância para problematização das memórias e histórias ligadas ao futebol amador, e seus consequentes preenchimentos historiográficos".

Serviço

O que: abertura da exposição “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”

Vernissage: 19 de maio

Horário: 19h

Período de visitação: 19 de maio a 19 de julho

Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Podcast “Porão do Museu” – Episódio 10 - “A presença do futebol amador em Bento Gonçalves 1990-2010”

Quando: 20 de maio

Horário: 13h30

Local: Principais plataformas de áudio

A edição conta com extratos das entrevistas produzidas durante o processo de pesquisa com Mauro Morandi, Flávio Greselle, Edegar Cordeiro, Erceli Goin, Eder Antônio Alves, dentre outros.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Card: Divulgação/Museu do Imigrante

Confira as imagens abaixo

  • expo dim insta

Explore mais

  • 10 anos da Battle In The Cypher

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. Capa Youtube Triangulo Lateral Contraste
  • Do Nanquim ao Graffiti

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. ARTE CRIS