Logotipo do Museu do Imigrante

Em cartaz - 05/02 - Por Museu do Imigrante

Mostra convida o espectador a reviver e contemplar as transformações arquitetônicas, culturais, sociais e políticas de Bento Gonçalves.

Passear por diferentes épocas de Bento Gonçalves traz olhares sobre o processo evolutivo do tempo e espaço do município e é o que propõe a exposição “Ontem e Hoje”, idealizada por Cleper Ravanello e Dieco Scotton, em 2019. O recorte de 1910 até meados de 2000 contou na edição e manipulação digital de imagens antigas e atuais, em um procedimento de sobreposições digitais, criando um novo olhar.

Dessa forma, tem-se um processo abrangente de transformações arquitetônicas, culturais, sociais e políticas que aconteceram ao passar das décadas. Em uma mesma imagem manipulada, é possível fazer uma comparação visual entre o antigo e o atual de maneira simples e atrativa, provocando uma “nostalgia” na pessoa que a visualiza.

Ao provocar essa “nostalgia”, a intenção do proponente do projeto é despertar em quem vê as fotos um interesse e uma valorização ainda maior pela história da cidade, principalmente pelo trabalho e dedicação dos primeiros habitantes que ali se instalaram, participando de sua evolução.

O projeto “Ontem e Hoje” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura e sete quadros com ampliação das manipulações fotográficas foram doados ao Museu do Imigrante como contrapartida.

“Ontem e Hoje” foi exposta em 2020 no Museu do Imigrante e retorna em 2024 para que mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido por Cleper Ravanello e Diego Scotton e também (re)conheçam traços da visualidade histórica de Bento Gonçalves. Acesso o site da exposição nesse link: bentoontemehoje.com.br/

Serviço

O que: “Ontem e Hoje”, de Cleper Ravanello e Diego Ribeiro

Quando: até 02 de março de 2024

Horário de visitação: de terça a sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h.

Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Confira as imagens abaixo

  • ontem e hoje

Explore mais

  • Histórias e Trajetórias

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. WhatsApp Image 2023-12-15 at 16.14.21 (1)
  • Corpo negro que baila

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. img_A528E55491F6E48464E533047219294F3E4E26C6_420x870