Sala de Ofícios - 02/09 - Por Museu do Imigrante
Máquina fotográfica analógica, da marca Riber, modelo Lys, fabricada pela empresa Ro-To
Máquina fotográfica do tipo caixote, em baquelite de cor preta.
A parte traseira possui no canto inferior esquerdo uma lente circular avermelhada, por onde é possível visualizar os fotogramas no filme.
A parte frontal é em baquelite no entorno e com uma placa de metal prateado ao centro. Na placa há os seguintes componentes:
-Acima, há duas lentes circulares, que servem para o enquadramento. Logo abaixo delas, há uma pequena alavanca de metal prateada, que pode ser movida do número 16 ao 11. Por ali é possível controlar a entrada de luz, sendo que o 11 permite maior abertura e o 16 menor.
-Ao centro da placa há uma lente circular em maior tamanho, o obturador.
-Abaixo, há as inscrições, todas em letra preta: “Riber”, em fonte cursiva; “RO-TO”, em letra de fôrma; “Lys”, em fonte cursiva.
-Abaixo, centralizada, há outra pequena alavanca de metal prateada, que pode ser movida da letra P ao número 1.
Em uma das laterais da máquina há uma rosca, na cor preta, para avançar o filme. Nessa parte também há um visor retangular, para a visualização, por parte do fotógrafo, em fotografias horizontais. Também há uma pequena alavanca para acionar o obturador.
Em ambas as laterais há 2 botões pequenos para regulagens (não foram encontradas as funções dessas regulagens).
A parte de cima da máquina possui um visor retangular para a visualização, por parte do fotógrafo, em fotos verticais. Também possui uma argola em metal prateado em uma extremidade e um parafuso com resquícios de couro, na outra extremidade. Da argola ao parafuso, originalmente, estava presa uma alça de couro preto, para colocação da mão.
Comprimento: 10,3 cm
Largura: 8 cm
Altura: 10cm
Peso:310g aprox.
Máquina fotográfica analógica, da marca Riber, modelo Lys, fabricada pela empresa Ro-To. A empresa, sediada em Turim, Itália, pertencia a Giovanni Ropolo, tendo produzido por alguns anos máquinas fotográficas, pequenos projetores e também acessórios.
O modelo em questão foi produzido por volta de 1950 e esteve nos catálogos da empresa até 1952, sendo considerado pelos colecionadores como de raridade incomum.
A câmera funciona com rolo de 120; o tamanho do negativo é de 6x9cm; possui dois diafragmas (16 e 11); foco fixo a partir de 3 metros;
lente com comprimento focal não especificado; brilho 1:11; obturador do tipo guilhotina, com tempo e lâmpada não especificados, sem proteção contra dupla exposição e visor duplo reflexivo para fotografia vertical e horizontal.
bencinistory.altervista.org/002B%20fotocamere%2047/02H9%20Roto%20LYS.html
www.dewitcameras.com/product/riber-lys-camera-roto-1946/?lang=en
bencinistory.altervista.org/002B%20fotocamere%2047/02Hb%20ROTO%20cata%2050.html