Logotipo do Museu do Imigrante

Anteriores - 01/07 - Por Museu do Imigrante

Museu do Imigrante sedia exposição "Poeira das Memórias", de Vinícius Guerra
Com curadoria de Cristine Tedesco, mostra dialoga com diversas linguagens artísticas para reconstruir a memória dos antepassados.

O que há em comum entre nossas memórias? Por que determinadas imagens e objetos ativam nossas lembranças? Poeira das Memórias, um projeto do artista visual Vinícius Guerra, com curadoria de Cristine Tedesco, é um convite para despertar as histórias pessoais dos espectadores.

O projeto contempla uma exposição de memórias produzida a partir das obras de Vinícius Guerra, jovem artista em busca da história de seu bisavô, um violinista de origem polonesa que fugiu para o Brasil e teve sua trajetória esquecida pelas gerações mais recentes da família. Vinícius desenvolveu trabalhos em vídeo, fotografia e pintura ao longo de quatro anos de pesquisa pesquisando sobre a história de seus antepassados. A morte de sua bisavó, em 1918, em consequência da Gripe Espanhola criou uma conexão com a realidade dos nossos tempos. Mais de cem anos depois dessa morte, o artista, em tempos de pandemia da COVID-19, ressignifica as memórias de uma família que percorreu grandes distâncias, viajando da Polônia para o Uruguai e se unindo através de sucessivas perdas.

Telas, pinturas, fotografias, videoarte, documentário e objetos que remetem às memórias familiares do artista se misturam, ativando lembranças no olhar de quem vê e oportunizando ao público um olhar sobre si mesmo.

Além da exposição que acontecerá no Museu do Imigrante em Bento Gonçalves de 18 de junho a 11 de julho, haverá a exibição de um videoarte através de projeção mapeada nas paredes externas do museu e no interior de um fusca 1973, misturando imagens pessoais do artista e vídeos de memórias enviados pela própria comunidade. Contemplam ainda as ações do projeto, uma oficina de memórias, exibição de documentário e bate-papo com o artista e curadora.

Acompanhe por aqui todas as informações e novidades sobre o projeto Poeira das Memórias. Em breve divulgaremos datas e horários das atividades.

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei n° 14.017/20.
Via @poeiradasmemorias

Confira as imagens abaixo

  • quadro com foto antiga de um militar

Explore mais

  • O silêncio da alma

    Em cartaz

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. IMG_1466
  • Arte, Intersecções, Sustentabilidade

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. 392872498_7543575769015422_8579234932295358097_n