Logotipo do Museu do Imigrante

Anteriores - 01/07 - Por Museu do Imigrante

Museu do Imigrante sedia exposição "Poeira das Memórias", de Vinícius Guerra
Com curadoria de Cristine Tedesco, mostra dialoga com diversas linguagens artísticas para reconstruir a memória dos antepassados.

O que há em comum entre nossas memórias? Por que determinadas imagens e objetos ativam nossas lembranças? Poeira das Memórias, um projeto do artista visual Vinícius Guerra, com curadoria de Cristine Tedesco, é um convite para despertar as histórias pessoais dos espectadores.

O projeto contempla uma exposição de memórias produzida a partir das obras de Vinícius Guerra, jovem artista em busca da história de seu bisavô, um violinista de origem polonesa que fugiu para o Brasil e teve sua trajetória esquecida pelas gerações mais recentes da família. Vinícius desenvolveu trabalhos em vídeo, fotografia e pintura ao longo de quatro anos de pesquisa pesquisando sobre a história de seus antepassados. A morte de sua bisavó, em 1918, em consequência da Gripe Espanhola criou uma conexão com a realidade dos nossos tempos. Mais de cem anos depois dessa morte, o artista, em tempos de pandemia da COVID-19, ressignifica as memórias de uma família que percorreu grandes distâncias, viajando da Polônia para o Uruguai e se unindo através de sucessivas perdas.

Telas, pinturas, fotografias, videoarte, documentário e objetos que remetem às memórias familiares do artista se misturam, ativando lembranças no olhar de quem vê e oportunizando ao público um olhar sobre si mesmo.

Além da exposição que acontecerá no Museu do Imigrante em Bento Gonçalves de 18 de junho a 11 de julho, haverá a exibição de um videoarte através de projeção mapeada nas paredes externas do museu e no interior de um fusca 1973, misturando imagens pessoais do artista e vídeos de memórias enviados pela própria comunidade. Contemplam ainda as ações do projeto, uma oficina de memórias, exibição de documentário e bate-papo com o artista e curadora.

Acompanhe por aqui todas as informações e novidades sobre o projeto Poeira das Memórias. Em breve divulgaremos datas e horários das atividades.

Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei n° 14.017/20.
Via @poeiradasmemorias

Confira as imagens abaixo

  • quadro com foto antiga de um militar

Explore mais

  • Exposição Laços Patrimoniais: Construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves

    Em cartaz

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. Fotografia de pessoas circulando em espaço de exposição. Em destaque, projeção de vídeo com entrevista na parede.
  • Bento em Aquarela

    Anteriores

    até no Museu do Imigrante

    Clique para ver mais sobre essa exposição. folha com pintura de tinta e um pincel