Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Período de visitação é de 20 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024 De 20 de dezembro a 30 de janeiro, o Museu do Imigrante recebe a exposição “Histórias e Trajetórias”, das artistas plásticas Gabrielly Paz e Sarah Milani Campana. Cada uma traz um caminho artístico diferente: Gabrielly, em suas criações, traz o misterioso movimento do Surrealismo; e Sarah, tem o olhar ancorado no Realismo, onde seu traço busca a expressão máxima dos retratados. E “Histórias e Trajetórias” promove um diálogo entre os dois universos próprios e distintos que, no entanto, cria um laço de amizade e de novas interpretações. Na mostra vão estar 50 obras de Sarah em tamanhos médios na técnica de lápis a base de óleo e aquarela, e Gabrielly traz 14 obras, sendo 10 na técnica de acrílica e óleo sobre tela, e 4 obras na técnica da aquarela sobre papel.
Acesse o linkOrganizada pelo Movimento Negro Raízes, mostra pode ser conferida de 08 a 29 de novembro, no Museu do Imigrante Um dos maiores nomes da Dança e do Teatro de Bento Gonçalves e região vai entrar em cartaz no Museu do Imigrante. A partir do dia 08 de novembro, “Corpo negro que baila” traz a trajetória artística de Moacir Corrêa, realizada pelo Movimento Negro Raízes e com apoio da Secretaria de Cultura, Museu do Imigrante e Associação Amigos do Museu do Imigrante (AMI). Teatro e dança se mesclam na vida profissional de Moacir Corrêa. Sua trajetória dedicada a esses dois universos trouxe diversos reconhecimentos, tendo iniciado sua carreira na década 70, onde estudava na Escola Polivalente, onde dançou pela primeira vez, e em seguida foi convidado para participar de uma peça teatral natalina. Nesses dois momentos, nasceu o artista, uma arte em permanente construção e evolução, e sendo negro, conseguiu transcender mais ainda a cena cultural.
Acesse o linkA partir da próxima quarta-feira (04), o Museu do Imigrante sedia a mostra de Arielson Colombo, “Histórias que não se contam mais”. A exposição traz 17 máscaras que representam o folclore da cultura italiana, onde fábulas, mitos e lendas ganham “vida” pelas mãos de Arielson que realizou pesquisas em livros, letras de músicas e registros orais em uma busca que evoca os primórdios da imigração italiana e cristaliza um patrimônio simbólico de narrativas que acompanham essa cultura.
Acesse o linkMostra traz um olhar feminino em relação a migração senegalesa em Caxias do Sul e faz parte do projeto "Movi, saberes e fazeres migrantes". Seja em telejornais, no universo da internet, a migração é tema da agenda das sociedades. Desde que se conhece a história do mundo, os fluxos migratórios são comuns entre as nações e entre as culturas. Este processo ocorre por diversos motivos, sejam eles econômicos, a busca de melhores condições, guerras, conflitos internos, que movem a geopolítica mundial. Dessa forma, abre-se portas em outros lugares para uma nova vida. A exposição "Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes" faz parte da programação do Dia do Patrimônio Estadual organizado pelo Museu do Imigrante. A exposição "Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes" faz parte da programação do Dia do Patrimônio Estadual organizado pelo Museu do Imigrante. Confira o site do projeto e da exposição: https://www.movisaberesefazeresmigrantes.com/ Período de visitação: de 17 de agosto a 23 de setembro Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Acesse o link