Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Obra, que será lançada em março, é resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich e Edson Possamai No início do mês de março, está previsto o lançamento do livro “Converso .cenas de dança”, que apresenta um recorte histórico sobre dança cênica de Bento Gonçalves e sobre a produção da Cia de dança-teatro contemporânea A Trupe Dosquatro. A obra é o resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich e Edson Possamai. O lançamento ocorre no dia 4 de março, no Museu do Imigrante e será um momento de conversa sobre a obra. Além disso, também terá uma exposição alusiva ao livro e a história da dança que ficará no espaço até o fim do mês de abril. A obra é a publicação do resultado de uma pesquisa relativa ao projeto “Trajetória: um recorte sobre a dança cênica de Bento Gonçalves que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Secretaria Municipal da Cultura (Secult).
Acesse o linkBento Gonçalves tem um passado farto de muito trabalho e força. Força essa realizada pelo seu povo, datando ainda dos imigrantes italianos que vieram para a região ainda no século XIX, e que aqui fixaram raízes, construindo suas famílias e desenvolvendo a cultura da nossa cidade de maneira tão rica. Mas essa história pode ser difícil de ser visualizada, já que a tradição oral é mais presente. Contudo, com a parceria realizada entre o Museu do Imigrante e o Piazza Salton pretende mudar essa realidade. Com 35 fotografias, a exposição ‘Bento Gonçalves em Preto e Branco’ permite que a comunidade bento-gonçalvense contemple alguns trechos da história do município e de seus moradores, em uma época que hoje parece tão distante. As imagens foram doadas ao Museu pelo fotógrafo Nilson Maioli, que ganhou 150 negativos e que, com o intuito de preservar as imagens e toda a história que elas carregam consigo, passaram por um processo de higienização e digitalização, posteriormente sendo doadas ao Museu do Imigrante. As imagens estão dispostas em impressão de alta qualidade em placas de PVC no nível 2 do Piazza Salton, no centro da cidade. A exposição é aberta ao público de forma gratuita, das 9h às 21h, e a organização incentiva a vinda da comunidade, que pode inclusive auxiliar na identificação das pessoas e momentos preservados nas imagens.
Acesse o linkA comunidade está convidada para conhecer e interagir com a exposição Bento Gonçalves em Preto e Branco, a partir do dia 7, no Piazza Salton. A mostra, realizada em parceria com o Museu do Imigrante, terá sua vernissage no dia 12 e contará com apresentação musical, a partir das 17h. A exposição apresenta cerca de 35 fotografias do acervo do Museu do Imigrante que retratam diversos momentos ocorridos no município. Elas funcionam como janelas de observação de um tempo e espaço em constante mudanças, mostrando cenas da vida cotidiana. Assim, o público pode interagir com as fotografias reconhecendo os locais e as pessoas retratadas. Conforme a museóloga Deise Formolo, Bento Gonçalves em Preto e Branco funciona como uma cápsula do tempo. “Percebemos como o município mudou e manteve algumas características. Isso faz parte do processo histórico e nota-se uma forte ligação entre o urbano e o rural. Na exposição, o público terá essa experiência de reconhecer, identificar o que foi retratado, e colaborar com informações, pois muitas fotos não as têm ou estão incompletas. A história também se faz nessa conjugação entre os meios de comunicação de cada época e suas testemunhas”. Exposição “BENTO GONÇALVES EM PRETO E BRANCO” Período de visitação: de 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2023 Horário: 9h às 21h Vernissage: 12/01 às 17h Local: Piazza Salton – Rua Dr. Montauri, 113, bairro Centro Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Fotos: Divulgação/Museu do Imigrante
Acesse o link