Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Mostra traz um olhar feminino em relação a migração senegalesa em Caxias do Sul e faz parte do projeto "Movi, saberes e fazeres migrantes". Seja em telejornais, no universo da internet, a migração é tema da agenda das sociedades. Desde que se conhece a história do mundo, os fluxos migratórios são comuns entre as nações e entre as culturas. Este processo ocorre por diversos motivos, sejam eles econômicos, a busca de melhores condições, guerras, conflitos internos, que movem a geopolítica mundial. Dessa forma, abre-se portas em outros lugares para uma nova vida. A exposição "Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes" faz parte da programação do Dia do Patrimônio Estadual organizado pelo Museu do Imigrante. A exposição "Ver o outro: Narrativas de mulheres imigrantes" faz parte da programação do Dia do Patrimônio Estadual organizado pelo Museu do Imigrante. Confira o site do projeto e da exposição: https://www.movisaberesefazeresmigrantes.com/ Período de visitação: de 17 de agosto a 23 de setembro Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Acesse o linkPara muitas definições sobre o passado, pode-se depreender que ele é memória e presença, testemunho e evolução. O passado expressa fatos que muitas vezes está representado por um único objeto. E o Museu do Imigrante possui um acervo plural sobre o processo imigratório materializado nas práticas cotidianas como o trabalho, o quarto de dormir, a religião, a relação com a uva e o vinho. E a próxima exposição do Museu do Imigrante foi pensada a partir do próprio: as obras escolhidas pela curadoria de Ana Zavadil dialoga com o acervo. São 46 obras que compõem a mostra “Um olhar sobre o passado” que estreia nesta terça-feira (04), na própria instituição. Além da Sala de Exposição Temporárias, as obras vão estar espalhadas por todo o prédio em um diálogo com o acervo. A curadora Ana Zavadil, que foi curadora-chefe do MARGS em 2013/14, comenta sobre o processo de montagem da exposição “fiz muitas curadorias com estas caracteristicas: as obras do acervo eram o centro gravitacional da exposição e depois as obras de artistas convidados eram colocadas justapostas a elas para criarem novos conhecimentos, gerando atrito conceitual por tratar de obras de períodos diferentes. Trazendo com isso novos significados para as obras do acervo”.
Acesse o linkMostra, que traz obras de artistas de todo estado, fica em exposição até o dia 8 de agosto Desde esta terça-feira, 4 de julho, o Museu do Imigrante recebe uma exposição especial. “Um olhar sobre o passado” traz mais de 40 obras, de artistas de todo o estado, que dialogam e ajudam a contar sobre a trajetória que fez a história do município. A curadora da mostra, Ana Zavadil, explica que as obras, que estarão em todo o ambiente dialogam com o acervo. “A exposição tem uma missão importante que é a de trazer obras de 46 artistas contemporâneos do estado para propiciar uma experiência única no contexto museológico. Além da sala de exposições temporárias, as obras vão se espalhar por todas as salas interagindo com mais de sete mil itens ali guardados, para juntos buscarem novos sentidos para ambas as partes e criarem armadilhas para a memória”, esclarece.
Acesse o linkIntegrando a programação da 9ª edição da Semana da Arte, Cultura e Gastronomia Italiana de Bento Gonçalves e da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, ocorre neste sábado (20), o Viva o Museu!. O evento irá contar com uma programação que inclui visitação estendida ao Museu do Imigrante, Encontro Cultural com Dressa, Filó Tradicional, experiências com o Jogo da Mora, exposição e apresentação da Música de Câmara, quinteto de cordas, Cadenza.
Acesse o link